Av. do Contorno, 7069 - Sala 1114
Belo Horizonte, MG 30110-060

relacionamento@belightestarbem.com.br

Tel: (31) 3275-0441

© 2018 por Flytools LTDA.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Whatsapp: (31) 99224-0077

  • belightestarbem

Qual a melhor dieta?

Será que você pode copiar o plano nutricional do seu amigo? O low carb é para todo mundo?



Um trabalho publicado em 2015 avaliou o aumento da glicose sanguínea de 800 pessoas após uma refeição IDÊNTICA, ao longo de semanas. Como já era de se esperar, a glicemia dos participantes apresentou um alto grau de variabilidade. E qual a relevância disso pra nós e o que podemos concluir?

Principalmente que glicemia pós prandial não diz respeito apenas à quantidade e ao tipo de carboidrato que ingerimos, mas sim à capacidade do pâncreas de manter a glicose sob controle liberando muita ou pouca insulina.


A partir do momento em que ingerimos um carboidrato ocorrem centenas, senão milhares de sinalizações em nosso corpo a fim de manter o equilíbrio (homeostase). Quando você come sorvete, por exemplo, seu corpo não interpreta isso de uma forma normal. Começam a ocorrer uma série de mecanismos de controle para que a glicose volte ao seu estado de equilíbrio.


A grosso modo, é por isso que algumas pessoas precisam de uma proteína ou uma gordura em determinado momento do dia enquanto outras poderiam, dependendo, comer o sorvete.

É por isso que a dieta low carb será interessante para uma pessoa enquanto pra outra não surtirá efeito algum.

Essa individualidade diz respeito à densidade de proteínas de membrana presentes nas células daquele indivíduo, resposta na translocação de gluts, eficiência mitocondrial no metabolismo da glicose, quantidade de mitocondrias, dinâmica da microbiota intestinal, metabolismo e resposta de hormônios contrarreguladores (adrenalina, GH, cortisol, glucagon), atividade da tireoide, deficiência de vitaminas e minerais e até alguns aminoácidos (algo que não se corrige comendo batata doce com frango o dia inteiro), equilíbrio dos hormônios sexuais etc.

Por isso você não pode copiar a dieta do seu amigo e principalmente por isso NÃO PODEMOS de forma alguma afirmar que a dieta X é melhor do que a dieta Y.


A função do nutricionista não é a de militar a favor ou contra determinada dieta, mas sim fazer o manejo dietético correto dentro das necessidades de cada indivíduo.

Autor: Felipe Hadad

Nutricionista - CNR9-20076



14 visualizações