Av. do Contorno, 7069 - Sala 1114
Belo Horizonte, MG 30110-060

relacionamento@belightestarbem.com.br

Tel: (31) 3275-0441

© 2018 por Flytools LTDA.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Whatsapp: (31) 99224-0077

  • belightestarbem

Meal timing - Comer carboidrato a noite engorda?

Você sabia que o meal timing (momento da ingestão de alimentos) é um determinante da saúde humana e do risco de doenças?



Nosso organismo possui uma espécie de “relógio interno”, mais conhecido como ritmo circadiano, que funciona 24 horas por dia para garantir que os processos fisiológicos sejam realizados nos momentos ideais. O momento do dia desempenha um papel importante na integração do metabolismo, bem como nos padrões de secreção hormonal, coordenação física e sono.

Nos mamíferos, o relógio biológico mestre se encontra no chamado núcleo supraquiasmático do hipotálamo, que se comporta produzindo respostas diferentes na presença da luz ou da escuridão. Essa programação existe também em tecidos periféricos, como no fígado, tendo a alimentação como estimulo principal.

A desincronização do relógio principal do núcleo supraquiasmático no cérebro e os relógios circadianos periféricos das células do fígado, células de gordura e do músculo esquelético podem aumentar o risco de doenças crônicas.

Nossa sensibilidade ao hormônio insulina diminui ao longo do dia e isso ocorre principalmente em razão do próprio ritmo circadiano da secreção de insulina e hormônio do crescimento, que tem seu pulso principal no período noturno. Com isso, as respostas de insulina pós prandial e glicose aumentam ao longo do dia, de forma que refeições consumidas durante a noite estão associadas a uma maior exposição à ação da insulina tendo como impacto um aumento da glicose pós-prandial em relação a refeições idênticas consumidas durante o dia.

Alguns poderiam tentar resumir tudo isso dizendo de forma simplista que “comer carboidrato a noite engorda”, mas isso seria um erro! Considerando como ponto de partida o ciclo circadiano, absolutamente tudo que fazemos nas 24 horas do nosso dia influenciará na melhora ou piora da saúde e na composição corporal, principalmente se observamos transtornos no ritmo circadiano.


Tendo isso em mente, três elementos principais farão toda a diferença, levando em consideração as particularidades de cada um:

  1. Exposição à luz, no momento correto

  2. “Recolhimento” ao escuro (sono), no momento correto

  3. Oferta de nutrientes CORRETOS no momento correto.

Autor: Felipe Hadad

Nutricionista - CNR9-20076

31 visualizações