Lista de Compras: Magnésio

Você se sente irritado, fraco e exausto o tempo todo?
Você pode estar sofrendo de uma deficiência de magnésio. O magnésio é uma parte crucial, mas muitas vezes esquecida, de uma dieta equilibrada. É crucial em mais de 300 funções corporais – muitos das quais lhe dão energia.

O magnésio é amplamente disponível em diferentes alimentos – especialmente verduras verdes, cereais e frutas. A dose diária recomendada (RDA) de magnésio para adultos jovens é de cerca de 400 mg / dia para homens e 310 mg / dia para mulheres. Para os adultos com mais de 30 anos, a RDA é de 420 mg / dia para homens e de 320 mg / dia para mulheres. No entanto, apesar da facilidade em encontrar magnésio nos alimentos, os estudos mostraram que entre 68-75% dos adultos estão com deficiência deste fantástico mineral.

O uso de alimentos ácidos e principalmente o uso de bebidas e águas com caráter ácido, em contribuído para estes índices de deficiência de magnésio em adultos.
O corpo sempre usa as suas reservas de magnésio, pois ele tem a importante função de equilibrar o PH do sangue, uma dieta rica em magnésio ao longo do dia – em vez de tomar tudo de uma vez – vai ajudar a manter o estoque corporais de magnésio elevado. A investigação também sugeriu que as vitaminas B (especialmente vitamina B6) melhoram a absorção do magnésio no intestino.

Coma pelo menos 5 porções de qualquer destes alimentos ricos em magnésio ao longo do dia:

½ xícara de espinafre cozido
½ xícara de quinoa
1 xícara de arroz integral
1 xícara de feijão
1 xícara de lentilhas
1 xícara de passas de farelo
2 xícaras de rúcula ou couve ou brotos de feijão ou trigo
1 xícara de farinha de amaranto
2 fatias de pão de trigo integral
2 bananas

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia