Restaurante a La Carte

Uma rotina a ser vigiada.

 

Se você quer sair para almoçar e jantar no seu “Dia Livre” da dieta, preste atenção nestas dicas:
1) Antes de fazer o seu pedido, examine bem o cardápio. Dispense o couvert, principalmente pães com pastas gordurosas.

2) Evite preparações gordurosas como as frituras, principalmente os empanados (carne a milanesa, à doré, filé à parmegiana ou similares), carnes gordas, principalmente as vermelhas e legumes preparados na manteiga ou com molhos cremosos à base de maionese ou queijos.

3) Para comer menos, pergunte ao garçom se é possível pedir meia porção. As porções dos restaurantes costumam ser imensas!

4) Procure dividir o prato principal com outra pessoa que for fazer a refeição com você.

5) Solicite que seus legumes sejam preparados no vapor ou refogados em pouca gordura e as carnes sempre grelhadas ou assadas, de preferência carnes brancas (peixes e aves. Peça, sempre que possível, arroz branco.

6) Solicite que o molho da salada seja servido a parte. Dê preferência para molhos à base de iogurte, limão ou vinagre, aceto balsâmico ou mesmo azeite em pequenas quantidades. Azeitona, alcaparra, mini milho, cogumelos, nozes, picles e tomates podem ser usados intercalados para dar um toque de sabor especial aos pratos. Evite excesso de sal.

7) Se optar por massas, dê preferência para aquelas com molhos simples, ao sugo, a moda chinesa ou mesmo com legumes ou frutos do mar. Evite molhos gordurosos a base de carnes ou queijos. As melhores opções de pizza são aquelas à base de palmito, tomate, ou outras com legumes tipo pimentão ou milho verde, ou com frutas em compota… Evite requeijão , molho à bolonhesa ou catupiry. Outra boa idéia seria optar por comida chinesa ou japonesa. É só evitar os empanados.

8) Se fizer questão de sobremesa, prefira sempre as frutas, saladas de frutas, ou doces de frutas. Modere o consumo de creme de leite, chantilly, cobertura ou sorvetes.

9) Caso você não resista e abuse um pouco, modere no dia seguinte.

Para “desintoxicar”, coma mais frutas, verduras e legumes e menos carne. troque o jantar por uma sopa de legumes bem rica, com pouca carne e pouco óleo. Procure tomar bastante líquido no dia seguinte.

Dra. Patrícia Alves Soares e Dr. Lupercio Cançado Farah