Queda de Cabelo e Unha Fraca: De Olho no Ferro!

O ferro é um nutriente essencial, crítico para a produção de hemoglobina, a substância presente nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio em todo o corpo. Se você não tem ferro suficiente, o seu corpo tem que trabalhar muito mais para obter a energia que precisa, o que pode deixar você cansado, fraco, irritado e incapaz de se concentrar.
Muitos comparam a deficiência de ferro com anemia, a condição em que o seu corpo tem um menor número de células vermelhas do sangue. Mas a pesquisa publicada no The American Journal of Medicine sobre a individualização do tratamento de anemias, mostra que há uma categoria totalmente diferente da deficiência de ferro, que precede anemia. Para diagnosticá-la, um exame de sangue deve medir os níveis de ferritina, as lojas de ferro no seu sangue.

Muitas pessoas passam por seu exame médico anual assumindo que seu médico está verificando a baixa de ferro, mas este não é o caso. O hemograma típico realizado inclui números de colesterol ea pressão arterial, por exemplo, mas não de ferro, a menos que você descrever um sintoma específico que justifique isso. Além do mais, mesmo se você está marcada para anemia, você não está dado um exame de sangue que poderia mostrar ferritina baixos níveis de ferro, indicando uma ligeira a moderada deficiência.
Para determinar se o seu cansaço é causado por uma deficiência de ferro, verificar estes cinco sinais de alerta importantes:

1- Você se sente cansado por mais de um mês.
2- Você sempre se sente frio.
3- Sua pele parece mais pálido do que de costume.
4- Você simplesmente não pode se concentrar.
5- Você tem perda de cabelo substancial e unhas quebradiças.

Se você tiver um ou mais dos sintomas listados acima, o cansaço pode ser devido a baixos níveis de ferro. Faça um teste de nível de ferritina!

Alimentos ricos em ferro para combater a fadiga
Para combater a fadiga que é causada por uma deficiência de ferro, consuma alimentos ricos em ferro. Ao mudar sua dieta, você pode ver mudanças significativas em seu nível de energia dentro de uma semana.Existem dois tipos de ferro na dieta: O ferro heme derivado da hemoglobina é encontrada na carne baseada em proteína e absorve 2-3 vezes mais rápido do que os não-heme. Carne moída magra, fígado de frango, ostras e mariscos são fontes potentes de ferro nesta categoria. Ferro não-heme é encontrado em alimentos de origem vegetal: Grãos, cereais, brócolis, espinafre, frutas secas, como damascos, e fortificadas estão entre as melhores fontes.

Que tal um bolo rico em ferro? Adaptado para uma alimentação sem açúcar.

Choconutri (bolo de chocolate com fígado)
Ingredientes:
Massa:
300 gramas de fígado de galinha cru
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de água quente
6 ovos
3 1/2 xícaras (chá) de adoçante para culinária – Linea Forno e Fogão
1 xícara (chá) de óleo de coco
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado diet
1 lata de leite desnatado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga light
10 colheres (sopa) de chocolate 50% cacau rapado.

Modo de preparo:
Liquidificar o fígado, passar na peneira e reservar. Dissolver o chocolate em pó na água quente e juntar o fígado batido. Bater as gemas até embranquecerem, juntar o adoçante, o óleo e a mistura de chocolate, batendo sempre. Juntar as claras em neve misturando levemente. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento. Colocar em fôrma untada e enfarinhada, em forno médio, por 30 minutos.
Fazer a cobertura, misturando todos os ingredientes, levando ao fogo até desgrudar da panela. Passar sobre o bolo previamente furado com palitos e decorar com chocolate 50%.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia