Os alimentos e a prática de Exercícios

Nutrição e desempenho esportivo.

 

Os alimentos são todos os produtos animais e vegetais que servem para a formação e manutenção do organismo e também para o fornecimento de energia. Dentre os papéis que eles desempenham no organismo podemos destacar:

Combustível: Podemos comparar nosso corpo com um carro, e todo carro para funcionar precisa do combustível adequado. Um carro de passeio usa a gasolina de um posto de combustível, já um carro de fórmula-1 usa uma gasolina especial. Conosco ocorre o mesmo. Um atleta deve ter em mente que seu corpo trabalha num ritmo mais elevado que uma pessoa sedentária, por isso seu “combustível” deve ser de melhor qualidade, ou seja, os alimentos precisam ser em quantidade e ter qualidade adequadas.

Promotor da redução/atraso da fadiga: O ato de fornecer energia faz com que os alimentos permitam com que o organismo seja capaz de trabalhar eficazmente durante o período de tempo em que essa energia fornecida permaneça disponível. Certos tipos de alimentos são capazes de fornecer energia durante um período maior de tempo, por isso a escolha adequada do alimento também é importante.

Prevenção de lesões e enfermidades: Os nutrientes fornecidos ao serem absorvidos terão vários destinos no organismo, dentre eles a constituição de tecidos e manutenção do equilíbrio orgânico, por esse equilíbrio entenda-se o funcionamento adequado de todas as funções, entre as quais pode-se destacar o sistema imunológico, que se não tiver o fornecimento adequado de certos nutrientes não poderá desempenhar bem suas funções. Os tecidos que não possuem um adequado fornecimento, através dos alimentos, de seus constituintes básicos serão muito mais susceptíveis à lesões, pois estarão mais fracos para suportarem as tensões exigidas durante a atividade.

Recuperação: A recuperação após o exercício é feita ao se fornecer energia e nutrientes adequados ao organismo para que ele volte ao estado de equilíbrio que se tinha antes do exercício. O tipo de alimento consumido depois do exercício influenciará a rapidez desta recuperação.

Aumento da massa muscular: As proteínas fornecidas pelos alimentos terão como principal função constituir os músculos que serão uns dos principais elementos utilizados na atividade física. É importante salientar que no triatlo os músculos não ocupam uma posição de destaque no desempenho, sendo um esporte de endurance o sistema cárdio-respiratório ocupa uma posição maior de destaque.

Dra. Patrícia Alves Soares e Dr. Lupercio Cançado Farah