Nutrição da Mulher

Algumas dicas para o período pré-menstrual.

 

Durante o período pré-menstrual, as mulheres sofrem diversas alterações hormonais, umas das suas conseqüências é a retenção de líquidos, que causa o inchaço, deixando muitas mulheres incomodadas. Para amenizar este problema, fique atenta às seguintes dicas:

Aumente o consumo de:

Diuréticos
Erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, aspargos, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá, limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. Chás de ervas (gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.

Evite:

Formadores De Gases
Refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha

Alimentos Ricos Em Sódio
Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido;cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos ( lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).

Leite
Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.

Adoçantes
Alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixas secas também possuem em sua composição sorbitol.

Atenção:

Líquidos
Beba bastante água – Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).

Soja
Acrescente 1 a 2 col de sopa de extrato de soja no leite ou em preparações como bolos, tortas, etc. A soja ajuda a diminuir os sintomas da TPM.

Dra. Patrícia Alves Soares e Dr. Lupercio Cançado Farah