Isso ou Aquilo

GRANOLA OU AVEIA
6 colheres de sopa de granola fornecem 445kcal enquanto que a mesma porção de aveia fornece 371kcal. Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção e a aveia. Essa porção de granola possui 10g à mais de gordura que a aveia, que possui 7g, além de oferecer uma variedade maior de grãos integrais o que aumenta seu valor nutritivo com maior variedade de vitaminas e minerais, mostrando-se um alimento mais completo. A melhor saída e brincar com a quantidade, podendo alternar 6 colheres de aveia ou 4 colheres de granola para manter o mesmo valor calórico.

RICOTA OU COTTAGE
Tanto ricota como Cottage tem menor valor calórico do que os outros tipo de queijo, porém o tipo Cottage tem menos gordura do que o ricota, Cada fatia grossa (1cm) ou 2 colheres de sobremesa fornecem cerca de 45kcal. Atualmente existem nos supermercados tipos mais lights de ricota, sendo às vezes menos calóricos que o próprio cottage. Se o critério na escolha está relacionado à quantidade de colesterol, a melhor escolha é então o Cottage.

BARRAS DE CEREAIS OU MAÇÃ
“An apple a day keeps a doctor away “. A maçã tem açúcar natural – frutose – de baixo índice glicêmico (19g) também contém fibras, e de acordo com os fonoaudiólogos, limpa as cordas vocais, e também para os dentistas, mantém os dentes limpos. Nutricionalmente, tem boas doses de vitaminas e minerais. Mas, pode não matar a fome de algumas pessoas, porque aumenta as secreção de sucos gástricos e isto aumenta a sensação de estômago vazio. Já a barra, por conter açúcar de sabor doce – sacarose entre outros, de médio e alto índice glicêmico (16g) pode inibir a fome por até duas horas. Na dúvida, alterne os dois. Índice glicêmico é a velocidade com que o alimento altera a glicemia sanguínea.

WISKY OU CAIPIRINHA
Uma dose de wisky tem 120kcal e uma caipirinha com açúcar, 220kcal.
Se for uma única dose de whisky, este é melhor do que uma caipirinha de limão com açúcar. Mas se a caipirinha for com adoçante, tem aproximadamente 20 calorias mais do que uma dose de whisky, com a vantagem de fornecer vitamina C do limão.

MACARRÃO ALHO E ÓLEO OU MACARRÃO À CARBONARA
Um prato raso de macarrão cozido (200g) fornece 218kcal. Para tempera-lo a melhor escolha é o macarrão alho com 418kcal sendo menos calórico em comparação ao carbonara, que possui bacon em sua composição sendo 506kcal o prato. O ideal é um macarrão com molho ao sugo acompanhado de 1 filé sem gordura e uma boa salada tornando a refeição mais equilibrada. O total deste prato é de 420kcal.

PÃO LIGHT OU PÃO INTEGRAL
Ambos são ricos em fibras auxiliando na diminuição do colesterol e conseqüentemente, os riscos de cardiopatias. Cada fatia possui cerca de 1 a 1,5g de fibra alimentar dependendo da marca consumida. Também são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, considerada um antioxidante e um dos principais agentes protetores do coração e das artérias e o trigo é considerado um forte anticancerígeno (Jean Carper, 1995). Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção é o pão light, que possui um redução de 30% no total de calorias, isto é, de 89kcal a fatia para 59kcal na versão light.

CHOPP OU CERVEJA
Ambos fornecem 126kcal em 1 copo tulipa (300ml). Possui 3 a 7% de percentual de álcool, comparado a média de 12% dos vinhos e 50% dos destilados. Mas cuidado. O efeito diurético do álcool resulta em uma eliminação de muitas vitaminas e minerais na urina e seu consumo exagerado pode levar ao alcoolismo.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia