Dieta Paleo X Obesidade e Depressão

A obesidade e a depressão estão aumentando em países que adotam a dieta da pirâmide alimentar do Departamento de Agricultura Americano (PAA). Vários países que copiaram a dieta viram, após 20 anos, o aumento significativo da incidência destas duas enfermidades. A dieta que não acarreta tais doenças é a paleolítica, geradora do chamado Salto Cerebral do Paleolítico (SCP) e correlacionada com o aumento do cérebro, que saltou das 400 gramas do chipanzé para as 1.400 gramas do ser humano, ou seja, o cérebro atingiu três vezes e meia o tamanho do cérebro do ancestral do homem. Sendo que o lóbulo frontal duplicou ( relacionado com a inteligência emocional e 80% do sucesso amoroso e profissional).

Contrastando com isto, nas últimas duas décadas triplicaram, em todos os continentes, as doenças mentais (Depressão, Alzheimer e Parkinson), tudo em razão da dieta americana (na minha opinião). Na dieta paleolítica havia muito mais frutas, verduras e legumes, fornecendo mais vitaminas e minerais importantes para o sistema neuroendocrinoimunológico, junto com as nozes, peixes e ovos ecológicos (caipira), não havendo o café da manhã com açúcar refinado, leite caseinado, glúten do trigo e margarina (gordura hidrogenada). Nem azeites vegetais desnaturados (trans) por aquecimento, tão tóxicos como o óleo queimado do automóvel. O almoço e o jantar paleolítico era rico em carne de peixe ou caça com salada de verduras, acrescido de sopas noturnas ricas em legumes, ovos e frutos do mar, tudo sem agrotóxicos e trangênicos.

 

Sugestão de café da manha Paleo

1)     2 ovos mexidos feitos com óleo de coco + 1 maça picada aquecida com

canela + 1 colher de sopa de nozes – Bebida: café ou chá de ervas.

2)     Omelete de banana: 2 ovos mexidos com 1 banana ouro amassada + 1

colher de chá de mel + 1 colher de sopa de pasta de amendoim – Bebida: café ou chá de ervas.

 

Sugestão de almoço Paleo

1)     Salada de alface, agrião, espinafre, cenouras picadas e cozidas + 1

file grande de frango ou Boi + ¼ de abacate + 1 col. de sopa de amêndoas picadas.

2)     Carne moída cozida com tomate, cebola e quiabo + 1 xicara de

couve-flor cozida e 1 xicara de abobora moranga assada.

 

Sugestão de jantar Paleo

1)     Omelete de espinafre com cebolas roxas

2)     File de frango picado e grelhado com brócolis, cenoura, pimentões.

3)     Pimentão recheado com carne moída e assado em molho de tomate caseiro

 

Lanches paleo

1)      castanhas, frutas de baixo açúcar como coco picado, abacate, frutas silvestres como amora.