Alimentos X Resfriados

É só começar o inverno que os resfriados batem à porta!
Você conhece a diferença entre gripes, resfriados e síndromes alérgicas?

Gripe
É uma infecção causada pelo vírus Influenza. Salvo alguns casos, a gripe é inconfundível: além dos sintomas respiratórios, deixa a pessoa derrubada mesmo. É uma infecção forte para o organismo e, em alguns casos, pode evoluir para complicações sérias. Um dos sintomas principais para detectar a gripe é a presença de febre. Além disso, a gripe tem sazonalidade – ou seja, aparece em determinados períodos do ano: outono e inverno – e raramente contraímos o vírus duas vezes no mesmo ano.

Resfriado
Também é causado por vírus, mas não existe um específico, como no caso da gripe. São vários os vírus que causam resfriado. Ele não segue uma sazonalidade, ou seja, podemos pegar várias vezes ao ano. Apesar de ser bastante incômodo, o resfriado não é grave e não costuma ter complicações sérias como febre acima de 38°C.

Alergia
A chave para descobrir se o que você tem é alergia respiratória é prestar atenção na duração dos sintomas. A gripe e o resfriado, por exemplo, duram em média 7 dias. Já a alergia é crônica, perene, todo dia está ali incomodando. Também aqui não há febre e nem os outros sintomas, como dor no corpo, de cabeça.

Que tal se preparar para evitar estes 3 problemas com alimentos que aumentam sua imunidade:

1. Iogurte sem açúcar
Probióticos, ou as “culturas ativas vivas” encontradas no iogurte, são bactérias saudáveis que mantêm o intestino e do trato intestinal livre de germes causadores de doenças. Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria descobriram que uma dose diária de 200 mL de iogurte foi eficaz em aumentar a imunidade das pessoas que realizaram o estudo.

2. Aveia
Este cereal contêm beta-glucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e antioxidante segundo relata um estudo norueguês. Quando os animais comem esse composto, eles são menos propensos a contrair a gripe, herpes, mesmo antraz, em humanos, aumenta a imunidade, acelera a cicatrização de feridas, e pode ajudar a antibióticos trabalhar melhor.

3. Alho
Esta potente tempero contém o ingrediente ativo a alicina, que combate infecções e bactérias. Pesquisadores britânicos deram 146 pessoas um placebo ou um extrato de alho durante 12 semanas, os tomadores de alho foram dois terços menos propensos a pegar um resfriado. Outros estudos sugerem que os amantes de alho têm uma taxa de 30% mais baixa do câncer colorretal e uma taxa inferior a 50% do cancer do estômago.

Receita:
Iogurte com aveia e morangos batidos: sobremesa
2 xícaras de morangos picados
1 xícara de aveia
4 col. sopa de mel
1 pote de iogurte desnatado (levar 1 ou 2 extras)
Bater o iogurte com aveia e mel – e deixar na geladeira.
Picar os morangos e colocar para aquecer até virar uma calda grossa. Colocar esta calda por cima do iogurte gelado e servir.

Receita:
Molho de iogurte, hortelã e alho
2 dentes de alho amassados
10 folhas de hortelã
1 pote de iogurte desnatado
Sal.
Misture em uma tigela o iogurte, a hortelã fresca, o alho amassado, do suco de limão,e do azeite. Acerte o sal.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia