5 Alimentos Contra o Câncer

O que você come e quanto você consome faz a diferença quando se trata de câncer!
Separamos 5 alimentos que você encontra fácil em casa e pode começar a usá-los ainda hoje!

Alho
Porção = 1 colher de chá
De acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, o alho pode reduzir o risco de câncer de cólon com compostos que bloqueiam a formação de tumores e crescimento de células de câncer no cólon.

Chá
Porção = 1 xícara
O chá tem antioxidantes chamados catequinas que podem bloquear certas enzimas que levam ao câncer. Em pesquisas com animais, os tumores de estômago, fígado e pele diminuíram em ratos alimentados com chá verde ou chá preto. Macere o chá por pelo menos cinco minutos libera a maioria dos antioxidantes.

Vegetais crucíferos
Porção = 1/2 xícara
Couve de Bruxelas, couve-flor, repolho e brócolis possuem compostos contendo enxofre que podem inibir o crescimento de células cancerosas. Estudos têm relacionado-os a taxas mais baixas de câncer de pulmão, fígado, cólon, mama e câncer do endométrio.

Batatas amarelas e alaranjadas
Servir = 1 batata média
O beta-caroteno, o antioxidante que dá à batata doce (bem como cenouras, melão e manga) a cor laranja, pode ajudar a prevenir o dano a membranas celulares que leva ao câncer.

Folhas verdes
Servir = 1 a 2 xícaras de folhas
Vegetais folhosos verde escuro são carregados com ácido fólico, uma vitamina B que ajuda a reparar o DNA danificado que está vulnerável ao câncer. Alguns estudos sugerem que pode proteger contra cânceres gastrointestinais em particular e, possivelmente, câncer de mama também.

Mesmo com bons alimentos sendo consumidos, você precisa saber quais hábitos cotidianos podem aumentar seu risco ao câncer:
– Fumar: nem precisa dizer, mas o consumo de cigarro leva ao decréscimo de acifo fólico e vitamina C no organismo, e estes são nutrientes antioxidantes importantes na prevenção ao câncer.
– Consumir poucos vegetais crus: a falta de fibras e fitonutrientes presentes no alimentos crus sempre são ligados ao aumento de câncer.
– Consumir muito açúcar: quanto mais açúcar você consome, mais seu organismo pode gerar células doentes!
– Consumir muitas bebidas com corantes: usar sucos e refrigerantes artificias, repletos de corantes, com muita frequência pode contribuir com o câncer de garganta, segundo a Associação Americana de Pesquisa sobre o Câncer.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia