Uma Santa Semana para Estimular o Cérebro

Na semana santa os peixes ganham a nossa atenção, e espero que a sua atenção esteja realmente boa…
Você tem dificuldade de memorizar pequenos recados? Números de telefone? Nomes? Pois é, o cérebro precisa ser bem cuidado e principalmente bem nutrido para conseguir realizar todas as suas funções e ainda organizar todas as informações que você precisa. Para cuidar do nosso cérebro e da nossa memória, nada melhor do que as gorduras poliinsaturadas dos peixes! Omega 3 é a melhor “comida” para o cérebro.

Sorte a nossa que a deliciosa sardinha é uma ótima fonte deste nutriente! Sardinhas são uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina D e ômega-3. Elas são uma boa fonte de proteína e uma boa fonte de fósforo, niacina, vitamina B2 e vitamina B6, todas importantíssimas para a memória e agilidade mental. Sardinhas são também um dos poucos alimentos que contêm coenzima Q-10, que é um nutriente que funciona a nível celular para promover uma pele saudável, juntas mais fortes, memória e a função cardiovascular em dia. ” Estudos realizados pela Universidade de Tokay no Japão, publicou um trabalho demostrando que adultos que consumiam mais Acido Docosaexaenóico ou DHA, presente no Omega 3 tem 37% chance de desenvolver Alzheimer, e 47% menos dificuldade cognitiva e 20% menos perda de memoria. Use sardinha sempre que possível!

SARDINHA ASSADA

Ingredientes:
-6 sardinhas portuguesas
-Sal grosso a gosto
-2 batatas cozidas
-1 pimentão vermelho

Modo de preparo:
Descasque e cozinhe as batatas em água e sal. Asse o pimentão e corte-o em tiras. Limpe as sardinhas tirando suas escamas. Cubra as sardinhas com sal grosso. Asse por 5 minutos em forno alto. Perfile as sardinhas em um prato longo. Disponha as batatas no prato. Coloque as tiras de pimentão sobre as batatas.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia