Um Cafezinho por favor!

Durante anos, beber café foi considerado um hábito pouco saudável, pois a cafeína era considerada uma inimiga até então. Novas pesquisas estão agora revelando que desfrutar de uma xícara de café é benéfico para a sua saúde e pode ajudar, e muito, na manutenção de um cérebro saudável. Dentre as diversas substâncias presentes na composição química do café, além dos nutrientes, destacam-se a cafeína, os diterpenos cafestol e kahweol e os ácidos clorogênicos, o que faz do café uma importante fonte dietética destes compostos. Muitos estudos têm verificado a influência de seus constituintes na saúde.

Cafeína: antes se pensava que ela provocava a elevação da pressão arterial, nos novos estudos vemos uma resposta muito fraca deste componente na elevação da pressão e podemos ver sua ação benéfica na eficiência cognitiva.

Cafestol e o kahweol: apesar de serem capazes de elevar o colesterol circulante, seu efeito é transitório e pode ser usado no processo de recuperação muscular de atletas e praticantes de atividade física. O uso de café imediatamente antes do exercício promove o fornecimento de lipídios circulantes para serem utilizados pelos músculos. O teor de cafestol e kahweol na bebida varia em função do modo de preparo, ou seja, da técnica culinária de preparação da bebida. O café turco e o fervido, por exemplo, contêm níveis relativamente altos (6 a 12mg/xícara), enquanto o filtrado e o instantâneo contêm níveis baixos (0,1 a 0,2mg/xícara).

Ácido clorogênico: promove proteção cardiovascular, por suas propriedades antioxidantes, o acido clorogênico (formados a partir da esterificação do ácido quínico com ácidos hidrocinâmicos), dos quais o ácido cafeico apresenta a maior capacidade protetora antioxidante. A bebida café apresenta uma quantidade de ácidos clorogênicos que varia, dependendo do estudo, em média, de 70 a 350mg/xícara de 200mL, de 200 a 550mg/xícara de 200mL e 396mg/xícara de 180mL.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia