Termogênicos naturais e emagrecimento

Embora a primeira lei da termodinâmica possa, para muitos, ser uma explicação simplista para a obesidade, o balanço energético negativo é determinante no processo de emagrecimento. Dessa forma, a diminuição da ingestão energética ou o aumento do gasto energético contribuem para a perda de peso.

Chá-verde e pimenta vermelha são termogênicos

Chá-verde e pimenta vermelha são termogênicos

Neste contexto, a ingestão de chás pode estimular o gasto energético, por conterem os chás substâncias termogênicas (que aumentam o metabolismo e, consequentemente, o gasto energético).

Uma revisão publicada no International Journal of Obesity (34, 659-660, 2010) analisou como essas substâncias podem auxiliar no controle de peso.

O chá verde, o oolong e o chá branco são feitos de folhas da espécie Camellia Sinesis, sendo diferenciados apenas pelo grau de maturação da folha, oxidação e fermentação. Esses chás possuem grande quantidade de polifenóis, como epicatequina, epicatequina galato, epigalocatequina e o mais abundante e farmacologicamente ativo, a epigalocatequina galato. Todos podem ajudar no emagrecimento.

Além disso, o chá verde possui cafeína, que tem efeito termogênico e lipolítico em humanos. O efeito termogênico do chá verde não pode ser atribuído apenas à cafeína, pois a termogênese induzida pela ingestão de extrato de chá verde (cafeína + catequinas) é maior que o visto com o consumo de doses equivalentes da cafeína apenas.

pimenta vermelha termogenico

Há ainda outra substância termogênica, a capsaicina (o componente mais picante da pimenta vermelha), que parece possuir ainda efeitos saciatórios.

A utilização dessas substâncias pode elevar o gasto energético em aproximadamente 5% (70-100kcal; sejamos realistas, não é tanto assim); e ao aumento de 10-16% na oxidação de gordura, o que poderia potencializar o processo de emagrecimento.

Postaremos em breve sobre os mecanismos de ação e os possíveis efeitos colaterais do uso dessas substâncias. ‪‬

 

Lupércio Farah
Nutricionista Doutor em Medicina Bioquímica