O doce saudável: Banana e Passas

Em um estudo descrito on-line em 23 de maio de 2012 no Journal of Nutrition, os pesquisadores da Tufts University, em Boston relatam uma relação entre baixos níveis de plasma de piridoxal-5′-fosfato (PLP), que indicam níveis reduzidos de vitamina B6, com um aumentar nos marcadores de inflamação.
Pesquisa incluiu 2229 homens e mulheres que participaram do estudo Framingham Offspring, que foram recrutados em 1971 e passaram por exames periódicos em seguida. Coletas de sangue entre 1998 e 2001 foram analisadas para o plasma e PLP, além de 13 marcadores de inflamação, incluindo a proteína C reativa, fibrinogênio, interluekin-6, fator de necrose tumoral alfa e outros fatores. Na pesquisa realizada foi encontrada correlação positiva entre o aumento de marcadores inflamatórios e baixos níveis de Vitamina B6.
Baixos níveis da vitamina B6, com base nas concentrações plasmáticas de piridoxal-5-fosfato, foi identificada em doenças inflamatórias, incluindo a doença cardiovascular, artrite reumatóide, doença inflamatória do intestino, e diabetes.
Segundo os pesquisadores este estudo, em combinação com as descobertas anteriores, apoia ainda mais a nossa hipótese de que a inflamação está associada com uma deficiência funcional de vitamina B6.
Alimentos simples como banana e passas são boas fontes vegetais desta vitamina, outros alimentos como fígado de boi e carne são excelentes fontes animais.

Sugestão de receita 1:
½ xícara de banana liofilizada
1 col. Sopa de passas
1 col. Sopa de amaranto
Misture tudo e leve em um saquinho. É uma ótima opção de lanche da tarde.

Sugestão de receita 2:
1 banana prata
1 col. Sopa de passas
1/2 col. Sopa de melchád e canela
½ copo de agua
Cozinhe a banana com a água a canela. Depois de amolecidas as bananas acrescente as passas.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia