Melatonina x Remédios para Dormir

O British Journal of Medicine publicou um artigo com dados alarmantes sobre o uso de Benzodiazepinicos (remedinhos para dormir) : dos 8980 idosos acompanhados por 6 anos em um estudem Quebec, aqueles que utilizaram benzodiazepinicos por mais de 3 meses consecutivos tiveram de 43 a 51% mais representatividade na presença de Alzheimer, risco aumentado de desenvolver Alzheimer foi mais alto nesta população.

Eu pergunto: Qual a justificativa da melatonina ser proibida no Brasil?

Todos os seres vivos, animais e vegetais produzem melatonina! Regulador do ciclo do sono e vigília, com doses calculadas dele podemos promover um sono eficiente e regenerador. Um hormônio mais do que importante, fundamental nos dias de hoje devido a este surto de cortisol que vemos no dia a dia. Ate mesmo estudos Brasileiros apontam:  Melatonina melhora os receptores GLUT 4 nas células, ou seja, reduz a Resistencia a insulina – traduzindo: ajuda no emagrecimento, na infertilidade, nas enxaquecas, na depressão, no deficit de atenção! Arq Bra Endocrinol Metab. 2000; 44(4):331-8.

 

Os níveis de melatonina podem influenciar os processos fisiológicos e neoplásicos do sistema reprodutor. Sabe-se que mulheres com

câncer têm níveis de melatonina muito abaixo do normal, entretanto níveis de melatonina elevados foram encontrados em distúrbios endócrinos como a síndrome dos ovários policísticos o que poderia explicar a tendência depressiva das portadoras da síndrome, uma vez que níveis muito altos de melatonina estressam os receptores de serotonina nos neuronios. – Int J Cancer. 2006; 118(2):274-8/  e /J Clin Endocrinol Metab. 1992;74(1):108-17.

Pense bem antes de usar medicamentos para dormir!