Flor de Gerânio: Cheia de Benefícios

Em 2013 um artigo foi publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, relatando um dos beneficios do óleo de Gerânio que atua como repelente natural principalmente de carrapatos, muito tem se falado sobre este extrato. Alguns pesquisadores observaram que em uma tribo norte-americana que utiliza a flor como “remédio” não apresenta nenhuma das 10 doenças que mais matam na região. Atualmente este extrato é encontrado em diversos suplementos voltados a aumentar o metabolismo apresentando como consequência a diminuição de peso e a diminuição da fádiga. Isso se dá por apresentar em sua compossição o composto químico 1,3 dimetilamilamina, que é capaz de “imitar” os efeitos da adrenalina em doses pequenas.

Além deste efeito para os praticantes de atividade física, outro ponto positivo para a utilização deste óleo é a propriedade de aliviar o stress e ainda ser antidepressivo através de propriedades naturais, e para isso ocorrer não é necessário à ingestão deste composto, estudo realizado na Europa no “European Journal of Organic Chemistry”, mostrou que bastou a essência deste óleo para aliviar o estress do cotitiano. Dentro do público estudado grande maioria conseguiu diminuir os niveis de cortisol só com a essência no banho.

Outro benefício do óleo de gerânio é o de apresenta melhora na cicatrização, por diminuir o fluxo de sangue na camada de pele abaixo da cicatriz, o que pode ajudar a reduzir e diminuir a sua aparência,essa propriedade também pode ser interessante para mulheres que apresentam fluxo menstrual desregulado, pois ele auxilia na regulação menstrual e ainda é antisséptico. Somente cuidado para os atletas que desde 2010 a World Anti-Doping Agency inclui a Dimetilamilamina na lista de substâncias antidoping, e para pacientes com problemas cardíacos, que sofreram de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e gestantes, o uso não é indicado.

 

Dr Felipe Vieira França