Estatinas X Testosterona

As estatinas são uma classe de medicamentos mais vendidos no mundo e tem como indicação “baixar” o colesterol.
 Levando em consideração que o colesterol é a base de formação da estrutura das membranas de TODAS as células do nosso corpo, já se pode imaginar o que ha por vir. 
Levando-se em consideração de que a Testosterona é sintetizada tendo como matéria prima a molécula de colesterol, também responsável pela síntese de outros hormônios.
A revista European Journal of Endocrinology, publicação de Agosto 2016, apresentou um estudos com mais de 4 mil indivíduos que foram avaliados a Testosterona e também o uso ou não de medicamentos redutores de colesterol.  Aqueles que estavam em uso de estatinas apresentavam níveis mais baixos de Testosterona. E quanto mais alta as doses da medicação menores os níveis do hormônio.
 Portanto se você está em uso de estatinas ou conhece quem usa, procure seu médico e também um médico especialista em Modulação Hormonal e em conjunto com o nutricionista e o professor de Educação Física. Planejar a dieta e o treino respectivamente e assim tentar outros caminhos mais saudáveis para equilibrar os níveis de colesterol que não seja pelo uso dessa droga chamada estatina.