Diabetes e Alimentação Funcional

Parte do controle está nos alimentos.

 

Se você é Diabético, já sabe que a alimentação tem papel fundamental no controle desta doença, mas será que você sabe que alguns alimentos possuem substâncias que atuam de forma decisiva na prevenção de alguns problemas como a retinopatia, nefropatia e neuropatia no diabetes? Preste atenção nestas informações:

Chá verde (camelia sienensis): a catequina EGCG, substância funcional encontrada no chá verde, previne a retinopatia e a neuropatia diabética, além de auxiliar na redução do peso corporal, que é um dos fatores de controle da doença..

Ácido alfa-lipóico (ALA): substância encontrada nas carnes principalmente no coração de porco, melhora a ação da insulina e auxilia na redução da taxa de açúcar no sangue.

Gengibre (extrato de gengibre): possui substâncias antioxidantes que promovem a melhora da circulação sangüínea prevenindo os problemas circulatórios, causados pela doença.

DMAE (Dimetilaminoetanol): muito utilizado em cremes para rejuvenescimento da pele, o DMAE é na verdade um nutriente extraído de peixes como o salmão e com excelente ação antioxidante, prevenindo  o envelhecimento celular, e assim como o chá verde, reduzindo os riscos de retinopatia  e neuropatia diabética.

Ácido Linoléico Conjugado (CLA): é o Omega 6 modificado, encontrado no leite e nas carnes de animais ruminantes e algumas sementes como girassol. Melhora a ação da insulina e auxilia na redução da gordura corporal, com conseqüente na absorção do carboidrato ingerido.

Glucomanan: fibra solúvel com alta capacidade de retenção de carboidratos. Quando consumida antes das refeições retarda a absorção dos açúcares reduzindo os riscos de hiperglicemia.

Dra. Patrícia Alves Soares e Dr. Lupercio Cançado Farah