Cuide do seu Intestino

A inflamação crônica do seu intestino pode atrapalhar o funcionamento normal de muitos sistemas do corpo. Há também uma relação entre certos tipos de bactérias e de gorduras corporais que produzem uma resposta inflamatória aumentada e aciona o processo inflamatório.  Pesquisas mostraram que pessoas obesas têm diferentes bactérias intestinais em comparação com as pessoas magras.  As pessoas magras tendem a ter maiores quantidades de várias bactérias benéficas em comparação com aqueles que possuem excesso de peso e tendem a ter maior colonização de bactérias que causam doenças.  Pesquisadores descobriram também que algumas bactérias do intestino, como a Staphylococcus aureus e a E. coli, desencadeiam em células de gordura a produção de citocinas inflamatórias. Esta interação pode provocar o desenvolvimento de diabetes, que é um efeito colateral bem conhecido da obesidade. 
A bactéria estafilococo parece desempenhar um papel importante na diabetes e há duas razões principais para isso:
 As pessoas obesas têm uma tendência a se tornarem fortemente colonizadas por bactérias estafilococos (mais bactérias ruins do que boas);
 A bactéria estafilococo é a mais comum encontrada em úlceras de pé em diabéticos. Conclui-se que quando a estafilococos e a E. coli estão presentes, a resposta das citocinas inflamatórias nas células de gordura é ainda maior, aumentando assim o risco de se desenvolver o diabetes. Portanto cuide do seu intestino. Como? Pergunte ao seu Nutricionista.