Carne de Peru: Antidepressivo Natural

A carne de peru proporciona uma fonte de proteína nutritiva sem grandes quantidades de gordura saturada e contém uma série de vitaminas e minerais essenciais. Alguns nutrientes na carne do peru pode ter um efeito sobre o sistema nervoso central , afetando a função da melatonina, um hormônio produzido no cérebro responsável por controlar o ciclo de sono e vigília no nosso organismo, além de ser um poderoso antioxidante e neuroprotetor.

O Peru é um alimento rico em nutrientes, tornando-se uma escolha saudável durante todo o ano.Uma porção de carne de peru tem 36% da necessidade diária de vitamina B3 ou niacina, que desempenha um papel crítico no tratamento de colesterol e outras gorduras no sangue e 27% o de sua ingestão recomendada de vitamina B6, uma vitamina que ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

5-hidroxitriptofano (5-HTP) é um aminoácido encontrado em pequenas quantidades em alimentos como peru e bananas, é uma forma de triptofano, aminoácido presente no leite e derivados, grão de bico e carnes em geral. 5-HTP é a molécula que o corpo utiliza para produzir serotonina, uma molécula que ajuda a elevar o humor. Enquanto muitos antidepressivos artificialmente tentam reorganizar a utilização da serotonina, o 5-HTP dá ao corpo mais da matéria prima de que necessita para fazer mais serotonina. 5-HTP é muito bom em atravessar a barreira hemato-encefálica, o que significa que é uma molécula que pode entrar no cérebro rapidamente para ajudar a alcançar a mudança necessária na química cerebral do bem-estar.

Os estudos apontam um bom efeito em pacientes que tem tanto a depressão e ansiedade. Também é uma opção eficaz para as pessoas que têm insônia e não podem ficar sonolenta. Finalmente, existe uma pesquisa que sugere que tem benefícios com a perda de peso por controlar a compulsão por carboidratos.

Esta receita de lanche noturno é deliciosa e ajuda a melhorar o sono:

2 fatias de pão sem glúten ou pão de quinua e trigo integral
1 filé de peito de peru – carne da ave não defumada
Alface: roxa, americana e verde à vontade
1 colher de sopa cheia de queijo cottage temperado com azeite e manjericão
1 fatia fina de abacaxi.

Este sanduíche contém Triptofano, 5HTP, lectucina, cálcio e magnésio, nutrientes essenciais ao relaxamento cerebral e muscular. Come e literalmente relaxe!

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia