Brócolis contra o câncer

Ajudando na prevenção

O Indol-3-Carbinol (I3C), nutriente presente nas crucíferas como brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor foi mais uma vez à prevenção do câncer. Foi publicado este mês no Journal of Nutrition uma pesquisa realizada na Universidade de Shizouka, no Japão, onde o Dr. Kazuhiro Kunimasa e colegas identificaram o potencial de inibição da angiogênese do I3C.

O trabalho identificou que o metabólito do I3C o 3,3-diindolmetilmanina (DIM) é o responsável por reduzir o processo de formação de novos vasos em células tumorais. O DIM se mostrou mais eficiente que o I3C para redução de novos vasos. Esta descoberta trouxe uma luz à ação específica desta substância como auxiliar no tratamento de tumores.

Comentário Clínico:
A angiogênese é o termo usado para descrever o mecanismo de crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes e este procedimento é potencialmente perigoso no caso de tumores.

O consumo de alimentos sulfurados como o brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, etc. adiciona pequenas quantidades de I3C à dieta, entretanto é importantíssimo que se saiba que o I3C e o DIM são encontrados em maior quantidade na folhas mais amareladas destes alimento, ou seja, quanto mais antiga a folha, maior a quantidade de nutracêutico e muitas vezes não consumimos exatamente a parte do alimento mais adequada.

Outras pesquisas mostraram o potencial benéfico do I3C no câncer de mama, e junto com este estes novos dados sobre angiogênese podemos recomendar a utilização desta substancia por mulheres que fazem uso de anticoncepcionais por longos períodos e mulheres que fazem terapia de reposição hormonal. Lembrando que somente o consumo das folhas mais velhas das crucíferas pode trazer o benefício a longo prazo.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia