Água antes das refeições

Todos nós sabemos que atividade física regular e alimentação saudável são elementos-chave para a gestão eficaz do peso, mas um estudo da pesquisadora Helen Parretti, da Universidade de Birmingham (Reino Unido) é bem interessante.

Foram avaliados 84 adultos obesos, que beberam 500 ml de água cerca de 30 minutos antes de uma refeição principal, ou não beberam nenhuma bebida antes da refeição.
A cada sujeito foi dada uma consulta de gerenciamento de peso no início do estudo.

Após 2 semanas, os participantes do estudo que beberam água antes perderam em média 1,3 kg a mais do que aqueles no grupo de controle, que não beberam nada.
Além disso, aqueles que consumiram água antes de todas as três refeições principais do dia relataram uma perda média de 4,3 kg ao longo de 12 semanas; enquanto aqueles que só beberam antes de uma refeição, e não em todas, só perderam em média 0,8 kg.

Beber água antes das refeições pode ajudar a perder peso segundo estudo

Beber água antes das refeições pode ajudar a perder peso segundo estudo

➡ Os autores do estudo afirmam que seus dados demonstram evidências preliminares de que beber 500ml de água antes das refeições principais leva a uma perda de peso bem interessante.

Referências:
Parretti HM, Aveyard P, Blannin A, Clifford SJ, SJ Coleman, Roalfe A, Daley AJ. “A eficácia do pré-carregamento de água antes de refeições principais como estratégia para perda de peso em pacientes de cuidados primários com a obesidade: RCT.” Obesidade (Silver Spring). 2015 setembro; 23 (9): 1785-1791.

Não custa tentar, e estaremos hidratando.

Lupércio Farah
Nutricionista Doutor em Medicina Bioquímica

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