Acerola: Bom para gripe e também para pressão alta

Mais uma pesquisa publicada nos Estados Unidos pela Revista American Journal of Clinical Nutrition demostrou um benefício muito importante da vitamina C: a redução dos níveis de pressão arterial em pessoas que consomem pelo menos 500 mg desta vitamina por dia. Os resultados foram bastante interessantes, com redução de mais de 3 pontos da pressão sistólica e mais de 1 ponto da pressão diastólica nos indivíduos estudados no Hospital John Hopkins em Baltimore.

O papel da vitamina C nestes resultados se dá pela capacidade da vitamina de estimular a produção de uma substância chamada Oxido Nítrico responsável pelo relaxamento da parede dos vasos, com isso melhorando a pressão internas nas artérias. Por exemplo, para você conseguir atingir estes 500 mg de Vitamina C você pode consumir diariamente:
– 30 g de acerola ou 10 unidades da fruta ou 1 copo de suco de acerola.
– 2 cajus ou 3 copos de suco de caju natural
– Comer 3 goiabas ou 1 copo de suco fresco de goiaba
– Comer 10 laranjas ou tomar 3 copos de suco de laranja por dia
– 6 copos de suco de limão ou
– Comer 5 Kiwis
– Outros alimentos ricos em Vitamina C: pimentão, couve-flor, repolho.

Que tal misturar tudo isso:
– 1 copo de suco de laranja com acerola de manhã + 1 goiaba no meio da manhã como lanche + salada de folhas verdes com pimentão e couve-flor.
– Inicie o hábito de tomar água com limão diariamente, assim você tem vitamina C em doses constantes no seu organismo.

Dra. Patrícia Alves Soares
Especialista em Nutrição Biomolecular
Especialista em Nutracêuticos
Especialista em Oxidologia